O Livretu é um...

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Blog dedicado à livre literatura. Poemas, contos, crônicas, músicas, palavras ao vento... e o que te fizeres viajar pela imaginação. O LIVRETU é livre, e surgiu da idéia de alguns amigos dividirem suas produções, delírios, sonhos, alegrias e letras. Envia tuas composições também! Faça parte dessa grande esfera literária. É livre. E como fala nosso grande Drummond: Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida. Envia para livre_tu@hotmail.com tuas idéias. O blog já fez 2 anos e comemora com uma mini-edição impressa e uma confraternização de artes, o ORGIARTE, ambos indo para a sétima edição.

domingo, 14 de junho de 2009

Eu ser, ter e estar.

Dadas as circunstâncias,
julguei-me obrigada a pensar sobre quem sou.
Minha identidade!
Antes de tudo,
o solo em que ela brotou.
Do que sou feita?
O que significo?
Qual a forma certa de
definir aquilo com que me identifico?

Pensei nas pessoas,
Nos sentimentos,
Pensei nos animais,
Nos objetos,
Pensei em tantas coisas,
Pensei até no que dispensei.
Dispensei sentimentos,
Abri mão de outros,
Alguns nem tive a oportunidade,
Dispensei pessoas,
Algumas a mim,
Outras se foram…
Os objetos, muitos, deixei onde já estavam,
caso contrário, nem sentido teriam.

Teve lugares,
territórios meus,
que um dia, já nem meus eram.
Deixei lá faces minhas, com seus modus operandis,
modus vivendis,
E, sei que ainda lá estão!

Já me falaram que os lugares de onde viemos dizem quem somos…
Mas, afinal, que solo é esse?
Que por muitos talvez se perdesse!

Lá, experimentei sabores,
Sabores típicos, tradicionais…
Sabores de uma nova era…
Misturados, confusos,
Que intrigaram uns nas suas dimensões superficiais.

Há aqueles que defendem a ideia de que a imagem dos nossos pais diz quem seremos….
Uma música dizia que "somos sempre os mesmos e como eles vamos viver"…
Ainda, há aquela:
… “são crianças como você... o que você vai ser quando você crescer”…
Mas, afinal, quem eu sou?
Será que sou feita de amor?

É bom saber o que somos?
Você é homem ou mulher?
Qual a relevância disto?
Já que, muitos “pagam a conta do analista pra nunca mais ter que saber quem é”.

Você é do tipo que pensa aberto, pequeno ou grande?
O que tem em mente? Sanidade ou loucura?
Já dizia Fernando Pessoa “sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho da minha altura."

Na minha, há livros,
ABC…
Alfa, Beta, Gama…
Antropo, socio, bio, filo…
físico, psíquico, político, químico, jurídico…
artístico, contabilístico, futurístico…
econômico, arquitetônico, gastronômico…
erótico, pedagógico, teológico…
didático, geográfico, informático…
poético, cibernético, fonético…
espiritual, sexual, virtual, banal…
informativo, administrativo, destrutivo…
ficção, emoção, intuição…
magia, simpatia, bruxaria…

Terão outros…
novos,
reutilizados,
sustentados.

Sempre haverá farras e jogos.
Filmes e encenações…
Cheiros e olhares…
Danças e fantasias…
Poderes e submissões…
Futebol e carnavais…
Tudo isto e mais um pouco,
Sempre haverá rituais.

Há anos (pode não ser tantos),
afirmei pra mim:
sou corpo,
intelecto,
e espírito.
É um risco dissecar estas variáveis?
Retornos irrealizáveis!

Uma vez acreditei que quem diz quem eu sou são os outros,
baseados em pessoas com quem ando.
Noutra vez, apenas eu.

Disse a mim mesma:
“Não me queira mal,
Não imagine que seja quem não sou,
Por vários momentos conhecer-me-á,
Minhas múltiplas faces não são crueis,
Apenas sou o que sou e não minto.
Poder-lhe-ei assustar
pelos instintos vários que demonstro,
Mas meu caráter,minha personalidade,
é forte e respeitoso.
Poderei ser o tudo para todos,
Como o tudo para alguns,
E o nada para todos,
Para alguns nada.
Pois é, minha personalidade depende de mim,
Mas muito mais dos outros para me avaliar,
já o meu caráter eu sou mais eu,
Por isso custo a me entregar”.

Quando me perguntam,
há em mim coisas que ainda não sei…
O tempo para responder é curto,
Para mim… nunca acaba,
Orgulho sei que tem!
Tem medos!
Tem sonhos!

"I know what nobody knows"
(Sim, eu sei que ninguém sabe)
"Where it comes and where it goes"
(De onde vem e para onde vai,)
"I know its everybodys sin"
(Eu sei que é o pecado de todo o mundo)
"You got to lose to know how to win"
(Você ter que perder para saber como vencer)

Sei também que "Theres no time for us"
(Não há tempo para nós)
"Theres no place for us"
(Não há lugar para nós)
Enfim, "What is this thing that builds our dreams"
(Que coisa é essa que constrói nossos sonhos)
"Yet slips away from us?"
(E vai para longe de nós?)

"I dreamed a dream"
(Eu sonhei um sonho)
"Now life has killed the dream I dreamed"
(Agora a vida matou o sonho que sonhei)
Será porque agora o realizei?

Mas, ainda, não sei quem sou…
Qual é o meu lugar,
Será que o tenho?
Ou não posso enxergar?
Então, “abra que eu vou sair,
vou morar no ar”.

Aline Pauli Mallmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário